O Intersubversividades é uma comunidade digital aberta de pesquisa iniciada em maio de 2018, cuja missão é ampliar o espaço de colaboração entre pesquisadores de diversas áreas, através da revisão por pares, visando melhorar os projetos incluídos nesta plataforma de maneira  constante.

Trata-se de um laboratório criado para expandir fronteiras e fortalecer os laços entre o ensino, a aprendizagem e a pesquisa de maneira inclusiva, colaborativa e inovadora.

Buscamos a renovação do sistema de financiamento e comunicação científica, a partir de iniciativas de acesso aberto desenvolvidas por cada grupo de trabalho da rede. Sabemos que traçar o próprio caminho de forma independente dos interesses de instituições de pesquisa e de poderes políticos e acadêmicos é um desafio enorme.

Reconhecemos também que este ideal enfrenta muitas dificuldades para a sua concretização, pois o que está em jogo  é a socialização do conhecimento em uma cultura de pesquisa desburocratizada e aberta. Experimentar novas formas de produzir ciência é um processo que compreende tanto a aprendizagem de conhecimento teórico e conteúdos concretos, como a percepção do mundo e das outras pessoas e, por esta razão, não há aqui a obrigação de apresentar resultados conclusivos dos projetos incluídos nesta plataforma.

Partindo da premissa de que a inclusão nesta plataforma implica dedicação voluntária, cada participante sabe o grau de dedicação que pode ter, responsabilizando-se por seus compromissos na rede de pesquisa. O projeto vai se desenvolver com os recursos que cada grupo de trabalho puder conseguir, como financiamento coletivo, cursos pagos ou gratuitos na plataforma, colaboração financeira, parcerias com instituições, etc.

Consideramos a ciência um bem comum e, por esse motivo, os resultados das pesquisas serão obrigatoriamente abertos e gratuitos, para serem publicados nesta plataforma e reproduzidos em outras com referência de autoria no padrão Copyleft. Para tanto, utilizaremos a arquitetura peer-to-peer, possibilitando a mobilização de mentes inquietas em qualquer área do conhecimento, para que encontrem, neste espaço, uma forma de produzir ciência em rede.

O compartilhamento de projetos de pesquisa, dados, publicações, coleta de dados crowdsourced são possibilitados por tecnologias em rede e produção peer-to-peer.

Cada proposta de projeto de pesquisa deve ser enviada para nosso email contato@intersubversividades.com e será submetida ao peer review, ou seja, pelo menos dois acadêmicos da área, ao menos um deles com título de Doutor, analisarão o projeto para aprovação, críticas e eventuais correções.

A qualquer momento, novos colaboradores podem solicitar sua participação em projetos de pesquisas já iniciados na plataforma, bastando enviar um email para o mesmo endereço acima.